Como Consultar PIS pelo CPF

Aprenda agora a consultar PIS Pasep pela internet usando apenas o número do CPF ou número de NIS, não precisa fazer nenhum pagamento ou comparecer a agência Caixa, é tudo feito online.

Veja como consultar PIS Pasep pelo CPF, entenda melhor o que é PIS Pasep, confira quem tem direito, saiba como entrar em contato e muito mais. Mostraremos em detalhes como consultar PIS Pasep pela internet.

Se quer conferir como consultar PIS Pasep pelo CPF, então acompanhe este artigo que vamos mostrar o passo a passo de como fazer isso de graça.

Os pagamentos já estão acontecendo de acordo com o mês de nascimento, o valor é o mesmo para todos e está sendo pago através da Caixa Econômica Federal, fique ligado para não perder o seu pagamento.

CONSULTAR PIS

Vale lembrar que o PIS é Programa Integração Social, criado pelo Governo para remunerar os trabalhadores de carteira assinada. Confira abaixo como consultar PIS e saiba se tem direito a receber o benefício.

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício destinado aos trabalhadores brasileiros que atendem a certos critérios estabelecidos pelo governo, para saber se tem direito a receber, confira abaixo uma lista de quem tem direito a receber.

Em 2023, têm direito ao PIS os trabalhadores que estão cadastrados no programa há pelo menos cinco anos, que tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2022 e que tenham trabalhado, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não durante esse período.

CONSULTAR PIS

Além disso, é necessário que a empresa onde o trabalhador está vinculado tenha informado corretamente os dados ao governo, tem que estar tudo regularizado.

O valor do PIS é calculado proporcionalmente ao tempo trabalhado no ano-base e pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal ou Loterias Caixa.

Importante ressaltar que as regras para o PIS podem sofrer alterações ao longo do tempo, por isso é sempre recomendado consultar as informações mais atualizadas nos canais oficiais do governo ou na Caixa Econômica Federal para garantir a precisão das informações.

O que é o PIS Pasep?

O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público são programas de contribuição social que existe no Brasil.

O PIS tem o intuito de dar assistência financeira aos empregados que são demitidos sem justa causa. O Pasep tem o mesmo intuito do PIS, a única diferença é que o Pasep é o benefício voltado para os funcionários do setor público.

No ano de 1988, os programas PIS/Pasep foram reformados e colocados em um único programa. O intuito disso ter acontecido foi melhorar a gestão e eficiência do mesmo. O programa é chamado de PIS/Pasep e é administrado pelo governo federal.

O que é o Abono Salarial?

O abono salarial é um benefício do governo federal pago anualmente, que oferece até dois salários-mínimos para as pessoas que trabalharam com carteira assinada por no mínimo 30 dias.

O abono salarial é um benefício anual oferecido aos trabalhadores do setor público e privado, que possuem carteira assinada e tem registro no PIS por pelo menos cinco anos.

O principal intuito do abono salarial é ajudar os trabalhadores que possam estar em situação de vulnerabilidade social, disponibilizando o valor de um salário mínimo.

Quem tem direito ao PIS Pasep?

Para ter direito ao PIS Pasep o trabalhador precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Precisa estar cadastrado no PIS/Pasep por no mínimo cinco anos;
  • Precisa ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante no mínimo trinta dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Precisa ter recebido remuneração mensal média de até no máximo dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Tem que ter os dados informados pelo empregador de forma correta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Como consultar o PIS pelo aplicativo?

Com o aplicativo Caixa Trabalhador tem como consultar de forma simples informações sobre abono salarial, seguro-desemprego, INSS e NIS. Por meio desse aplicativo tem como conferir os calendários de pagamentos e verificar a situação das parcelas. Além disso, em caso de dúvidas, tem como consultar as perguntas frequentes sobre cada programa. Veja agora o passo a passo de como consultar o PIS Pasep pelo aplicativo:

  • Comece fazendo o download do aplicativo Caixa Trabalhador (Google Play ou App Store)
  • Para criar o cadastro é preciso informar o número do CPF e nome completo;
  • Depois, é preciso informar o número de telefone e data de nascimento;
  • Agora será preciso informar o seu e-mail e fazer uma verificação no e-mail cadastrado;
  • Após fazer o cadastro é só realizar o login fazendo de novo a validação do e-mail cadastrado, por meio de um código e a senha;
  • Ao fazer o login e entrar no aplicativo, clique em Consultas;
  • Agora escolha consulta PIS/Pasep ou Abono Salarial.

Como consultar o Abono Salarial?

Tem como consultar o abono salarial de diversas formas. Portanto, é só escolher a maneira que prefere e conferir tudo sobre o abono salarial. A consulta pode ser feita nos canais de atendimento da Caixa, por meio do aplicativo Caixa Tem, aplicativo Caixa Trabalhador e por meio do atendimento Caixa ao Cidadão no telefone: 0800 726 0207.

Mostramos neste artigo o passo a passo de como consultar o abono salarial por meio do aplicativo Caixa Trabalhador. Seguindo os passos informados tem como conferir tudo sobre esse benefício.

Como entrar em contato com o PIS Pasep?

Para entrar em contato com o PIS Pasep é só ligar no número: 0800 726 0207. Lembrando que a ligação é gratuita e esse número é do atendimento Caixa ao Cidadão. Qualquer dúvida relacionada ao PIS Pasep pode ser esclarecida por meio desse telefone e também através dos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador.

Agora que você já sabe tudo sobre o PIS Pasep, então aproveite para consultar esse benefício, caso tenha direito. E, também compartilhe este artigo com as pessoas que você sabe que de alguma forma vão gostar desse conteúdo.

Carregando…

0

Rolar para cima